A CARREGAR

Descrição

No terreno de dois lotes, após uma longa, árdua e absurda luta foi possível a realização de uma só casa.
A envolvência que para muitos poderia ser menos agradável, para a cliente era e é razão de grande tranquilidade. A presença do cemitério a Nascente é bem notória, não pelo mal que os mortos poderão ou não fazer mas pelos horrores que fazem os vivos.
Assim, até porque a casa se encontra a uma cota inferior à do cemitério, a opção foi encastrá-la no terreno de costas viradas ao cemitério e aberta à paisagem até à Ria e ao Atlântico.
Tal opção obrigou a um estudo e organização em vários patamares de modo a criar espaços comuns a toda a família e pequenos apartamentos para cada elemento desta.
Encastrado no terreno o volume sofria de alguma penumbra, a solução passou pela criação de chaminés de luz que marcam, também, os lugares de distribuição entre as áreas sociais e os espaços mais privados.
Soltando-se volumetricamente do terreno a casa cria espaços diferentes aos seus moradores com a preocupação de terem valências semelhantes.
A piscina, também esta em patamares, complementa a volumetria exterior, um pouco escondida pelos muros altos que seguem o desenho urbano anteriormente definido.
O cemitério, como diz a proprietária: está lá mas eu até nem o vejo, nem tenho pressa em lá morar, apesar de aqui tão perto. Os vizinhos são sossegados, esperemos que os que vierem para o lado também o sejam.


Maio de 2003
Carlos Castanheira

Ficha Técnica

Cliente:
Drª Maria de Fátima V. F. dos Santos

Local:
Rua Soares de Bastos
Oliveira de Azeméis

Data de Projecto:
Maio 1994 / Abril 1996

Construção:
Janeiro 1996 / Junho 2002

Proj. Arquitectura:
Carlos Castanheira
Carlos Castanheira & Clara Bastai, Arqtos Ldª

Colaboração:
Orlando Sousa
João Greno
Patrícia Sousa
Luís Calheiros
João Figueiredo (3D)

Proj. Estabilidade:
Arménio Ferreira da Silva, Engº Civil

Construtor:
A Construtora de Loureiro, Ldª

Fotografia:
Fernando Guerra
FG + SG – Fotografia de Arquitectura
Casa da Tivinha
Oliveira de Azeméis - Portugal | 1994-2002